Notícias e Novidades

28/10/2012MotoGP - Air Asia Grande Prémio da Austrália, Jorge Lorenzo conquista o título de 2012

Parabéns ao Jorge Lorenzo que conquistou o título da MotoGP de 2012.

Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, fez história no Air Asia Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island neste domingo ao tornar-se no primeiro espanhol a conquistar mais que um campeonato na categoria rainha depois de ter terminado a corrida em segundo, garantindo confortável margem de 43 pontos quando falta disputar ainda uma prova.

A viagem de Jorge Lorenzo rumo ao segundo título de MotoGP? na categoria rainha começou aos três anos quando entrou em competições de mini-cross na nativa Maiorca, seguindo-se depois o motocross júniro e um título na Copa Aprilia 50cc, no Campeonato da Espanha, uma participação que só foi possível com autorização especial. Lorenzo tornou-se depois o mais jovem piloto a entrar numa corrida do Campeonato do Mundo. Ao fazer 15 anos ? idade mínima na altura para alinhar num Grande Prémio ? no segundo dia de treinos da corrida espanhola de Jerez de 2002, ele estreou aos comandos de uma Derbi 125cc numa pista onde viria a ter muito sucesso nos anos que se seguiram.

Naquela que foi apenas a sua segunda temporada somou a primeira vitória em Grandes Prémios, no Rio de Janeiro, Brasil, onde a sua impressionante técnica de ultrapassagem ?por fora? a Casey Stoner e Dany Pedrosa valeu-lhe a alcunha ?Por Fuera?. Em 2004 assinou mais três triunfos antes de passar para as 250cc no ano seguinte, somando quatro poles e seis pódios na temporada de estreia. Em maiorquino começou a destacar-se mais em 2006, quando trocou para a Aprilia e de imediato se tornou um dos favoritos ao Campeonato do Mundo. Ele justificou tudo o que se escreveu sobre ele com oito fantásticas vitórias, ao igualar o então recorde de oito poles pelo caminho e arrebatou o título numa emocionante última corrida do ano em Valência.

Outro ano de domínio foi o de 2007, em que Lorenzo revalidou o ceptro das quarto de litro com nove vitórias desde a pole. Com apenas 20 anos de idade era bi-Campeão do Mundo de 250cc e foi então que abraçou o maior desafio da carreira até o momento ao assinar pela Yamaha oficial, entrando para o MotoGP ao lado de Valentino Rossi. Lorenzo causou impacto imediato na categoria rainha nas cinco impressionantes primeiras corridas. Ele garantiu a pole na estreia ? tornando-se o primeiro a fazê-lo desde Max Biaggi dez anos antes ? e terminou em segundo numa fabulosa prova no Qatar. Ele deu continuidade ao feito com a pole nas duas corridas seguintes, tornando-se no primeiro piloto a garantir três poles em três corridas seguidas no ano de estreia e convertendo essa vantagem em pódios.

Infelizmente, a época de estreia no MotoGP, em 2008, foi também marcada por grandes acidentes e lesões, incluindo dois tornozelos partidos na China que acabaram por impedir o debutante de correr em casa na Catalunha. Contudo, ele recuperou a forma e a confiança na fase final e recuperou o ritmo para terminar em quarto da geral e sagrar-se Estreante do Ano. Lorenzo tornou-se ainda mais forte em 2009, desafiando o então companheiro de equipe e rival Rossi ao longo de todo o ano na luta pelo ceptro. O duelo dos dois na Catalunha foi o momento alto da temporada e Lorenzo somou quatro vitórias num total de 12 pódios ao longo do ano, bem como cinco pole positions. Ele acabou por não conseguir roubar o título de Rossi, mas ele estava cada vez mais forte.

O ano de 2010 viu a estrela de Lorenzo brilhar ainda mais e ele foi finalmente capaz de acabar com as ?inconsistências? ao somar pódios nas primeiras 12 corridas do ano, vencendo sete delas pelo caminho. Ele garantiu a pole por seis vezes ao longo da época e qualificou-se na primeira linha do grid em todas as corridas exceto numa. Ainda com 23 anos, tornou-se o segundo Campeão do Mundo na categoria rainha proveniente de Espanha, depois de Alex Crivillé. Em 2011 o maiorquino teve pela frente novo rival na forma de um rejuvenescido Casey Stoner aos comandos da sua Repsol Honda, o que se revelou uma combinação quase imbatível. Ainda assim, e apesar de uma Yamaha que parecia não ter potência suficiente, ele conseguiu terminar a temporada em segundo, mesmo depois de ter falhado as últimas três corridas do ano devido a feia lesão num dedo.

Com a mudança para as 1000cc no início de 2012 Lorenzo e sua Yamaha fizeram fantástico início, vencendo a primeira prova no Qatar após árdua batalha com as Repsol Honda. A partir desse momento o espanhol somou mais cinco vitórias e dez segundos lugares, não terminando a corrida apenas uma vez quando foi colocado de fora por Álvaro Bautista, em Assen. A corrida de Phillip Island foi dramática, com o seu principal rival Dani Pedrosa a cair cedo, o que deixou Lorenzo a três pontos de mais um título. Contudo, ele não se conteve voltou a subir ao pódio para arrebatar o segundo título na categoria rainha.

Jorge Lorenzo, os fatos:

Lorenzo é o primeiro espanhol a vencer o título da categoria rainha mais que uma vez.

Ele terminou ou em primeiro, ou em segundo em todas as corridas que terminou em 2012. A única ocasião em que ficou fora do pódio das duas primeiras posições do pódio este ano foi quando Álvaro Bautista lhe bateu na primeira curva e o colocou fora da corrida no Dutch TT.

Ao longo da época de 2012 só dois pilotos terminaram à frente de Lorenzo ? Dani Pedrosa e Casey Stoner.

Ele é apenas o terceiro piloto em 64 anos de histórias dos Grandes Prémios a vencer mais que um único ceptro na categoria intermédia e na categoria rainha dos Grandes Prémios. Os únicos dois outros pilotos a terem alcançado este feito são Mike Hailwood e Phil Read.

Biografia

Data de nascimento: 04/05/1987

Local de nascimento: Palma de Mallorca

1º Grande Prémio: SPA ? 2002 ? 125cc

1ª Pole Position: MAL ? 2003 ? 125cc

1º Pódio: RIO ? 2003 ? 125cc

1ª Vitória num GP: RIO ? 2003 ? 125cc

Grandes Prémios Efetuados: 178

Vitórias em Grandes Prémios: 44

Pódios: 98

Pole Positions: 51

Melhores Voltas em Corrida: 23

Campeonatos do Mundo: 2 nas 250cc, 2 no MotoGP

Carreira no MotoGP:

2002: Campeão do Mundo de 125cc ? 21ª posição na Derbi, 14 partidas, 21 pontos

2003: Campeão do Mundo de 125cc ? 12ª posição na Derbi, 16 partidas, 79 pontos

2004: Campeão do Mundo de 125cc ? 4ª posição na Derbi, 16 partidas, 179 pontos

2005: Campeão do Mundo de 250cc ? 5ª posição na Honda, 15 partidas, 167 pontos

2006: Campeão do Mundo de 250cc ? 1ª posição na Aprilia, 16 partidas, 289 pontos

2007: Campeão do Mundo de 250cc ? 1ª posição na Aprilia, 17 partidas, 312 pontos

2008: Campeão do Mundo de MotoGP ? 4ª posição na Yamaha, 17 partidas, 190 pontos

2009: Campeão do Mundo de MotoGP ? 2ª posição na Yamaha, 17 partidas, 261 pontos

2010: Campeão do Mundo de MotoGP ? 1ª posição na Yamaha, 18 partidas, 383 pontos

2011: Campeão do Mundo de MotoGP ? 2ª posição na Yamaha, 15 partidas, 260 pontos

2012: MotoGP World Championship ? 1ª position on Yamaha, 17 partidas, 350 pontos

Histórico - Outras Notícias

Visite Também

Eventos // Promoções // Mural de Recados

Patrocínio

Twitter Facebook Skype
Força Livre Rádio Rock - Rock n' Roll 24 horas
Ao vivo todas as quintas, às 20h, com Evandro Rogério - 54 9974 2061 - contato@programaforcalivre.com.br